quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

PÓ D´ARROZ

…Acompanhávamos atentos todos os momentos que os adultos faziam ao trabalhar no arroz.
Desde o fazer as carradas nos carros de bois, o transporte e a descarga nas grandes eiras em dias de soalheiro.
O arroz era debulhado com os próprios animais, que andando em circulo horas a fio pisavam até que o grão se desprendia totalmente da planta, descansando apenas na altura de virar o calcadoiro.
Faziam grandes médoas de palha, nas quais nos escondíamos quando brincávamos ao esconde-esconde. Problemas surgiam passados alguns minutos, uma intensa comichão provocada pela palha, a que chamávamos (Pó d´ Arroz). Muito nos ríamos quando as cachopas se coçavam……

Após a retirada do arroz do campo, já podíamos ir ao peixe nas valas, pois já não calcávamos o arroz, não fazíamos estragos. Com a ajuda de uns peceiros, junto às marachas, sempre conseguíamos apanhar uns robacos ou mesmo umas camaritas, com os quais misturados com uns ovos que as nossa mães nos davam, fazíamos um excelente petisco para a merenda.
Foram tempos felizes .
Nos dias mais quentes de verão, essas mesmas valas serviam de piscina para nos refrescarmos. Caminhando ao longo da vala com os pés no lodo, com um pouco de sorte podíamos encontrar um tipo de bivalve de tamanho grande, acreditem, que podia pesar até meio quilo, que nós oferecíamos aos adultos, porque só eles os sabiam cozinhar. Ficavam muito agradecidos, e pena é que essa espécie hoje não exista.
Fora da época do defeso poder-se-á ver nesses locais alguns pescadores à cana, que nas águas turvas poluídas pela monda química, lá conseguem apanhar alguns peixes, carpas e na maioria os indesejados lagostins, praga que invadiu nos últimos anos os arrozais. Penso que se trata apenas de um desporto, e que o pescado, não será nada mais, nada menos para dar ao gato…

3 comentários:

Flor de Tília disse...

Um blogue novo! Gostei da descrição do trabalho no arrozal e na colheita do arroz.
Serás bem acolhido no quarto da lua, aquariano.

Um abraço

Flor de Tília disse...

pó de arroz...deu origem a uma canção que perdurará.
Abraço

jo ra tone disse...

Cara amiga, é mais um blog,e estou crú nesta matéria.
Ob tb pela visita.
Quanto ao pó de arroz, nunca o esqueceremos.

Abracinho.