quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Em tempo de crise...limpam-se as florestas

O suor salpica-me a pele, pico-me numa silva, numa moita que invadiram o pinhal. A roçadora não pára de gritar. Quase desanimo ao ver a extensa área, sufocada pelas giestas e pelo matagal.
Alguém pensou em plantar giestas junto à sua casa, e as aves e o vento cuidaram de fazer a florestação.
Os pais quando chegam à meia-idade doam os seus bens aos filhos, eu e a mana fizemos a escolha e agora tenho muito que fazer.
Conhecer as propriedades, as suas limitações, e manter dentro do possível as matas limpas.
Mas como limpar três hectares de floresta sem ajudas do governo, sabendo eu que o pequeno agricultor também está de rastos?
Faço o que posso e quando posso.
É difícil suportar um dia intenso de trabalho, porque não estou acostumado a estes caldos,
mas… se limpar cem metros quadrados de mata por dia, conseguirei levar a minha avante.
Sinto-me bem quando saio de casa para cheirar a natureza, transpirar, tomar banho e exclamar:
-Descansa que o teu dia está ganho!

7 comentários:

Isamar disse...

Limpar cem metros quadrados de mata por dia não é fácil, amigo, para quem não está habituado a isso. Mas tratar do que é nosso sabe tão bem!

Beijinhos

Carol disse...

Esse é o melhor dos cansaços, não é?

Julio Rodrigues disse...

Na minha infância, chegavam as pessoas antes do Sol nascer para trabalhar nos nossos magros campos e principiavam com o pequeno-almoço de figos secos e aguardente…especialmente no Inverno quando a geada cortava a pele.
Ao fim do dia todos diziam...Descansa Corpo Santo!

Daniel Costa disse...

Jo Ra Tone

Gostei do texto, sucreveria-o até. A roçadora, foice roçadora, veio-me à lembraça. Sempre conheci uma, com um grande cabo, atrás da porta da cozinha, pronta a enfrentar, algum possível intruso.
Um abraço,~
Daniel

Tiago R Cardoso disse...

De qualquer forma fazes o que muitos teimam em não fazer, limpar e cuidar dos seus terrenos.

Somos em muitos aspectos um país ao abandono.

Filoxera disse...

Não é só tratar do que é nosso que sabe bem; é fazê-lo pela Natureza.
Beijinhos.

Luna disse...

Esse trabalho não é facil , mas é necessario pois quando acontece algo como um incendio é mais facil a ajuda, espero que nunca seja necessario esse tipo de intervenção
beijos